sábado, 20 de novembro de 2010

Campanha Arrume Minha Home

Nível Usuário
Pessoal, queríamos pedir a ajuda de vocês para um assunto muito sério. É um problema silencioso que ataca de surpresa quando a gente menos espera. =D
Não, não é campanha sobre colesterol, problemas do coração, fumo, diabetes, catarata, câncer, tubercolose, hanseníase, psoríase, AIDS nem gagueira! O assunto é sério, mas nem tanto... =D

Vejam a imagem abaixo, acabei de gerar:
Pastas iniciais

Lindo não? Ambiente limpo, fácil de encontrar qualquer coisa que você precise. Agora olhem as próximas:
Ambiente não tão limpo...
Ambiente feio...
E aí? Notaram alguma coisa? Você estão vendo esse monte de pastas? Com o tempo, aquele ambiente inicial limpo e arrumado vai dando lugar a isso aí... :( Só que a gente normalmente não vê isso porque essas pastas são ocultas (todas que o nome começa com um "." estão ocultas e só podem ser vistas quando selecionamos a opção de exibir arquivos ocultos. O problema é que em particular, eu gosto de ver tudo que está na pasta home e nas outras pastas também. Creio que eu não seja o único. E essa abordagem de "cada um por si" não deixa o sistema "bem na foto".

OBS.: Se essa ideia já existe em algum lugar na Internet, perdoe-nos, nós não pesquisamos antes de postar, ok? Vale a campanha assim mesmo! =D

Então a proposta seria que todas as configurações fossem movidas para uma pasta específica, que poderia ser ."configs" ou ".settings" ou somente "settings", ou "configs", dentro da pasta do usuário. Assim, tudo que fosse relativo a configurações que os programas usam estaria num só lugar.

Vejam os benefícios : =D
  • todas as configurações acessíveis num só lugar;
  • identificar o espaço ocupado pelas pastas de configurações seria fácil;
  • apagar todas as configurações do usuário também (apagar uma pasta específica continuaria na mesma =D);
  • menos poluição visual ao exibir todas as pastas e arquivos, inclusive os ocultos;
Na verdade, se tudo estivesse junto a necessidade de esconder esse volume de pastas e arquivos deixaria de existir, a pasta de configurações poderia ser uma pasta normal e o usuário poderia usar as pastas ocultas de sua home para outras finalidades.
Alguns programas listam todos os arquivos e pastas mesmo que a opção de exibir arquivos ocultos não esteja ativa, mas o que nós procuramos normalmente não está oculto.
Veja a última imagem como seria melhor: =D
Agora sim...

Entre nessa campanha, divulgue. Se você conhece alguém que contribui com as distros, mostre o post. A ideia é boa e tecnicamente viável.

Movimento mundial pela melhoria do padrão de armazenamento dos arquivos de configuração do usuário no Linux.

Participe!! E que Jesus o abençoe!!

2 comentários:

  1. É interessante, mas eu não tenho muitos problemas com as pastas ocultas. Mas é um gosto seu ver tudo.
    Mas esse tipo de mobilização não seria além Linux? Afetando tbm (e principalmente) todos os softwares e principalmente o FHS (http://tldp.org/HOWTO/HighQuality-Apps-HOWTO/fhs.html)?
    Mas sendo um software livre vale a pena a mobilização. Mas creio que um estudo mais aprofundado das razões de ser assim seja necessário para ter mais embasamento na hora de uma sugestão junto à comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Grande Pedro!! Obrigado pelo comentário.
    De fato, é bem uma questão de estética mesmo. Quando você abre sua pasta e vê um monte de arquivos e pastas de configuração espalhados fica a impressão de desordem... Se estivesse tudo num lugar só daria a impressão de centralização das configurações, que é muito melhor, pelo menos pensamos assim. =D
    Abraço!

    ResponderExcluir