segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um pouco de história: Linux e GNU

Nível Usuário
 
Olá pessoal!!
Que tal conhecer um pouco da história do Linux hoje? Agora?
Apesar de a maioria das pessoas falarem "Linux" referindo-se a todo o sistema (convenhamos, linux é mais bonito que muitos nomes por aí... =D), o linux mesmo, na verdade é apenas uma parte do sistema, o núcleo que também pode ser chamado de kernel. O kernel, ou, o linux, controla os dispositivos do computador (rede, video, som, webcam) para que os aplicativos e programas possam utilizá-los. É aqui que entra o projeto GNU, mas vamos falar dele mais a frente.

Linux

O Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, e hoje tem apoio de milhares de programadores e de grandes empresas da área de informática.
Linus Torvalds, finlandês da cidade de Helsinque, começou a trabalhar no linux no final da década de 80 como um hobby, em 5 de outubro de 1991, quando ainda era estudante de computação, anunciou seu projeto numa lista de discussão para programadores na Internet: a comp.os.minix.
 Linus Torvalds
 
Depois disso, o sistema começou a receber contribuições de várias pessoas ao redor do mundo, tornando-se o MAIOR projeto colaborativo do mundo!
Tempos depois o sistema ganhou seu mascote, o TUX. Ele foi escolhido pelo próprio Linus quando, em meio à discussão sobre a criação do mascote, sugeriu um pinguim simpático e com ar de satisfeito, pondo fim à discussão.  Detalhe: Linus foi mordido por um pinguim quando criança.O resultado segue abaixo.
Tux, o mascote

GNU

O Projeto GNU foi iniciado por Richard Stallman em 1984.
 Richard Stallman

O objetivo do Projeto GNU é a criação de um sistema operacional completo que qualquer pessoa pudesse usar, estudar, modificar e distribuí-lo. Para isso é preciso que o código-fonte do sistema esteja disponível.
GNU significa GNU Não é Unix. Isso pois os padrões do sistema GNU são baseados no sistema Unix, o que os tornam muito parecidos por fora. Em 1991 o projeto GNU tinha um sistema quase completo, faltava "apenas" o kernel. Foi aí que entrou o Linux.

Legal não é? Dois projetos desenvolvidos separadamente que casam perfeitamente. Para nós, foi a mão de Deus mesmo.

Para dar uma ideia sobre o quão importante é o kernel (linux), uma mínima falha nele pode fazer com que o sistema trave o tempo todo, seja lento ou permita que vírus invadam o sistema.

Isso nos leva aos pontos fortes do linux e dos softwares do projeto GNU em geral:
- estabilidade;
- portabilidade;
- segurança;
- desempenho.

Desde que o projeto GNU e o Linux foram unidos para formar um sistema operacional completo à uma batalha sobre a questão do nome. Como dissemos, a maioria da pessoas usa "linux" para se referir a todo o sistema (inclusive nós), enquanto outras preferem dizer GNU/Linux, pois assim damos a atenção merecida ao projeto GNU.
Enfim, na nossa opinião, com o crescimento do GNU/Linux mais pessoas vão conhecer melhor o que é Software Livre e porque você deveria pensar melhor em usar Software Livre. Inevitavelmente vão conhecer a história e a importância do Projeto GNU também.
Essa última parte ficou confusa? Não se preocupe caro amigo, se depender de nós você vai conhecer todos esses termos. Afinal, quanto mais conhecemos os objetos que usamos, mais independentes somos. É claro que não queremos que você se torne um técnico da área, mas conhecimento nunca é demais, não é?

Nosso Senhor Jesus o abençoe, forte abraço e até a próxima!!

PS.: Se houve algo que você não conseguiu entender, veja os links abaixo. Se precisar de ajuda, não deixe de comentar. Tentaremos ajudar na medida do possível. =D

Leia Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário