quarta-feira, 30 de junho de 2010

Eu quero Software Livre

Nível Usuário

Salve meu caro amigo!!

Nosso post sobre Linux e o projeto GNU mal foi postado e nós já vamos aprender mais!! Esperamos que você possa entender melhor o que é Software Livre(SL) e todas as vantagens que ele pode oferecer. Vamos lá!

Veja que "programa de computador" é igual a "software", que muitas vezes são chamados de "sistema". Então se falarmos de programas ou software estamos falando da mesma coisa. Como sistema é um termo mais genérico vamos evitar um pouco ele nesse post, ok?

Vamos começar pelas vantagens, afinal, você quer saber sobre isso, não é? Mas é claro que também vamos falar bastante sobre Software Livre. Não vai ser propaganda de liquidação não. =D

Liberte seu software

Com Software Livre você pode não apenas usar o software como também pode estudar o software para aprender como ele funciona internamente.
Em muitos casos na nossa vida, saber como algo funciona pode nos ajudar a evitar problemas ou agilizar uma tarefa.
Com Software Livre você pode também corrigir um problema ou adaptar o software para sua necessidade, resumindo, você pode modificar o software. Além disso, você pode distribuir o software original e o que você modificou (na verdade, compartilhar é obrigatório).

Então você pergunta o que você ganha com isso, já que se você não é programador. Para que você quer um Software Livre?
Bem, para começar, não são só programadores que contribuem com software livre, que, diga-se de passagem, com frequência é produzido por pessoas que não recebem recompensa financeira. Fazem isso por puro prazer. Mas não pense que programador adepto do Software Livre vai fazer programas para sua empresa de graça não! Muito pelo contrário. É o profissional que está tão bem na área que se ao luxo de ajudar um projeto DE INTERESSE DA COMUNIDADE. Que tal um post sobre isso? Podem cobrar... =D

Você ganha tudo isso:
- segurança: há projetos de software livre em que milhares de pessoas participam, assim, se houver um ponto que torne o software inseguro é mais fácil que ele seja detectado por todos eles do que uma equipe procurando erros no seu próprio trabalho (é um comportamento humano não conseguir ver seus próprios erros, então imagine como fica o software feito por uma equipe reduzida, e pior, sob pressão de prazos e outros);
- estabilidade: com muitos participantes a fase de testes do software consegue detectar muito mais problemas que a nossa querida equipe sozinha acima, a comunidade inteira participa dos testes e a versão final, que VOCÊ vai usar, fica muito mais estável, sem travamentos, e sem bugs;
- desempenho: se você fosse selecionar uma pessoa para executar um serviço, escolheria uma que ama o que faz ou uma que faz por obrigação? Bem, em projetos de software livre há MUITAS pessoas que gostam tanto do que sabem fazer (programar, design, tradução) que usam seu tempo livre para trabalhar em projetos de software livre. Imaginamos que você sabe o resultado;
- suporte: vá a uma página de buscas na Internet, por exemplo, o www.google.com.br, e pesquise por "usuários linux" (a propósito, você conhecia esse site?). Em vários fóruns, blogs, e grupos de usuários você vai encontrar informações para todo nível de conhecimento. Pessoas que passaram situações semelhantes à sua e vão lhe ajudar. Se isso não for o bastante, contrate o suporte de alguma empresa que presta esse serviço, útil para empresas, não é??
- garantia: Aqui começamos com uma pergunta: se um programa apresentar problema, você vai reclamar com quem???? Nós respondemos: Ninguém!! Isso mesmo, os contratos de software, aquele que você marca sem ler e clica em "Avançar", diz com todas as letras que não há qualquer garantia se você perder dados por causa de problemas no programa. Então garantia não é critério de comparação, certo? Mas mesmo assim pense: se um software livre normalmente é mais rápido, mais estável e mais seguro, com quem você tem mais garantia?? =D
- mais conhecimento: Com software livre o conhecimento não fica restrito a quem fez um determinado item (vai que ele morre?? vai que se mude para uma ilha isolada?? =D). O conhecimento é compartilhado. É a ideia de que o conhecimento, quando divido, não diminui, mas se multiplica.

Essas foram algumas vantagens. No final do post tem alguns links para você pesquisar mais. Não queremos um tratado aqui, não é mesmo?? =D

Para continuar, precisamos que você saiba o que é código-fonte, então que tal um exemplo?
Se fôssemos comparar programas de computador com comida, um bolo por exemplo, o bolo seria o programa de computador ou software, o que é a mesma coisa. Nesse caso a receita do bolo (bolo de cenoura) é o nosso código-fonte.
Vamos considerar que a receita é preparada por uma pessoa, ou melhor, ela é executada por uma pessoa. O software é executado pelo computador.

Para que possamos fazer um bolo precisamos seguir(executar) a receita. A receita diz tudo o que você precisa (os materiais e as instruções) para fazer um bolo, e se você seguir tudo certinho, com certeza vai sair um bolo bem gostoso no final (considere também que foi sua mamãe que lhe deu a receita, assim a receita certamente estará correta, não é??). =D

Bolo = software

O código-fonte é a receita do software. Ou seja, é um texto que segue determinados padrões e que, ao ser executado no computador faz com que você possa usar o software.

 Receita = Código-fonte

Se o computador executar o software certinho (ele é bem treinado para isso =D), você deve obter as respostas que você espera. Se for uma calculadora, você deve ver o resultado da operação que você pediu.
Simples, não? =D

Note também que muitas vezes softwares conhecidos não seguem essa regra... =D não funcionam muito bem... são os chamados bugs. Vamos falar deles (dos bugs) numa outra oportunidade.


Pois bem, e o Software Livre com isso??
No outro post você viu que há quatro critérios que o software deve satisfazer para ser um Software Livre. Você deve poder usar, estudar, modificar e distribuir.

Usar (comer o bolo)

Com Software Livre você tem acesso a todas as funções do software quando você o adquire. Ele não vem limitado, ou com propagandas, ou pior, com vírus... =D
Ele vem completo e NORMALMENTE você pode baixar ele da Internet sem precisar pagar. Software Livre não é igual a Software "de graça".

Estudar (acesso à receita)

Vamos voltar pro bolo? Se você fosse estudar o bolo como você poderia estudá-lo? Você poderia prová-lo, observar como ficou a aparência, não é mesmo?
Mas você também poderia olhar a receita, certo? Quando o software não é livre, você não tem acesso ao código-fonte (a receita) e assim você não pode aprender nada com ele nem entender porque o bolo ficou muito doce. Se você não tem a receita, você não fez o bolo, você comprou ele pronto (e muito doce =D).

Modificar (alterar a receita)

Já pensou se ninguém pudesse fazer um bolo acrescentando chocolate na receita??? É isso que ocorre com software que não é livre. As licenças destes softwares não permitem que ele seja modificado. Os fabricantes não te deixam ver o código-fonte e não permitem que ele seja modificado.
No mundo do Software Livre, você pode ver a receita (o código-fonte), e ainda pode mudar para que seja mais adequada a sua realidade (eu só como bolos de chocolate) =D.

Distribuir (compartilhar a receita)

Essa parte é a melhor. Com software livre você pode distribuir não somente o software original mas também a versão que você modificou.
Na verdade, a licença, para evitar excessos, prevê que todas as modificações feitas em um software livre também sejam disponibilizadas. Ou seja, uma vez livre, o software sempre será livre.

Ufa...acho que terminamos.
Leia mais:

Nosso Senhor Jesus o abençoe.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Poderiam ter comentado algo sobre Richard Stallman e como surgiu o termo Software Livre, a diferença de Software Livre e Open Source e como eram os softwares no começo da era da computação. Bem, mas para isso, recomendo o filme "Revolution OS". É perfeito para entender como se criou o atual universo do Software Livre.
    Valeu pelo Post.

    ResponderExcluir