sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Serie: Conceitos Básicos - Parte 2

Nível Usuário

Aqui estamos nós de novo para dar continuidade a estes assuntos. Conceitos que formam a base sobre a qual o uso do computador deixa de ser uma experiência mística para uma base sólida e lógica. =D

Na parte 1, que você pode conferir clicando aqui, começamos a falar sobre diretórios. Agora vamos dar seguimento falando sobre arquivos. Vale lembrar que o nosso propósito é apenas fornecer algumas informações básicas que você nem sempre encontra por aí. Muita coisa ainda poderia ser acrescentada e vale sempre pesquisar um pouco mais, ok? Vamos falar sobre conceitos de arquivos e sobre tipos de arquivos.

Quando você pensa em um arquivo de música, um vídeo, um documento, um programa, o que vem a sua mente?
"Dá pra colocar MP3 no pendrive?" - Essa frase nos faz pensar em que forma um arquivo assume na mente de uma pessoa. Quando pensamos em um documento, nós associamos mentalmente a imagem de uma folha de papel(ou um bloco de folhas). Isso facilita muito as coisas, pois identificamos um começo e um fim deste arquivo.

Visão de arquivos de texto

Se pensarmos um pouco mais poderíamos até segurar o arquivo nas mãos. Mas, diga, como é que você segura uma música?? A música viaja através do espaço, ondas sonoras. Fica mais difícil associá-la com alguma coisa que tem início e fim.

Visão de arquivos de música

Se você tem essa visão sobre arquivos de música, ou seja, se você tem dúvidas sobre o que você pode fazer com as músicas, ou filmes, ou imagens, falta você entender o que são arquivos.

Pois bem, tudo que é armazenado no computador são arquivos. Até mesmo os diretórios, que são arquivos especiais, tratados pelo sistema (qualquer sistema) como um local e não como um objeto final. Todos os arquivos possuem um nome, uma localização ou caminho, tamanho, logo todos têm, início e fim, e o mais importante nesse ponto, todos os arquivos têm um formato ou estrutura.
Você não precisa se preocupar em saber como é a estrutura de um arquivo, da mesma forma que você não sabe a estrutura de um veículo, mas com certeza você sabe diferenciar o que é um carro, o que é um ônibus, o que é um avião, não é verdade? E todos são veículos.

Então, sempre que você pensar em alguma coisa que o computador armazena, pense sempre como se fosse um pacote, uma caixa, pois ele são armazenados dessa forma. Ou seja, todo tipo de arquivo pode ser colocado em CD, DVD ou pendrives. Também podem ser enviados por email. O motivo é lógico, tudo que você pode fazer com um arquivo de texto(copiar, apagar, mover, editar, salvar, visualizar), você pode fazer com qualquer outro tipo de arquivo. A única diferença é ter um programa certo para abrir aquele arquivo e tratar os dados que ele carrega.

O formato de um arquivo varia pois cada tipo de informação, ou seja, o que o arquivo armazena, seja uma imagem, uma música, um vídeo um texto ou alguma outra informação possui uma forma melhor de ser armazenada. Mas no fundo tudo é composto pelos mesmos elementos fundamentais, ou seja, conjuntos de valores numéricos.

Tudo que o computador utiliza para permitir que você execute suas tarefas são números. Nada mais que números! Uma foto é armazenada por vários números, cada tecla do teclado corresponde a um número, cada letra, cada cor, tudo é composto por números. A diferença entre estes números e o que você vê e ouve no computador está nos programas que utilizamos para acessar os arquivos.

Faça um teste: tente abrir um documento de texto com um programa de imagem. Provavelmente ele vai dizer que o formato não foi reconhecido, ou que o arquivo está corrompido. Mas é muito improvável que você ouça algo.

Do outro lado da corda, tente abrir um arquivo de imagem com algum editor de textos (NOTA: SE VOCÊ FIZER ISSO DE FORMA ALGUMA PEÇA PARA SALVAR O ARQUIVO, CASO O PROGRAMA DE TEXTO TE DIGA PARA FAZER ISSO!!!). Se você fizer esse teste você vai ver algo semelhante a imagem abaixo.

Conteúdo de uma imagem "traduzido" para texto

Isso acontece porque o arquivo de imagem contém conjuntos numéricos da mesma forma que o arquivo de texto. A diferença é que a estrutura de um arquivo de imagem não faz sentido algum para o programa de texto e nem para você, pois a informação que ele carrega, nesse caso a imagem, só faz sentido para nós quando aparece com traços, cores, e outras formas. O mesmo ocorreria se você abrisse um arquivo de música com o editor de textos.
Nota: Foi preciso renomear o arquivo de texts.png para texts.txt para o Writer abrí-lo.

Formatos de arquivos comuns

Os formatos de arquivo mais comuns em cada área são:

Imagem

Arquivos de imagem usam normalmente padrões abertos, ou seja, um arquivo de imagem pode ser aberto em praticamente qualquer sistema. São formatos de arquivos de imagem o BMP, o PNG, o JPG ou JPEG.
O arquivo do tipo BMP é um formato bem simples. Nele o arquivo representa uma tabela onde cada pixel (pontinho de imagem) é uma célula. Isso deixa o arquivo muito grande, principalmente se a capacidade de representar cores for alta, ou seja, alta qualidade de cores. Já os JPG e PNG possuem formatos bem mais complexos o que possibilita que o arquivo seja bem menor que a mesma imagem em BMP. As fotos que você tira com a camera digital são, com 99,9999% de certeza, gravadas num destes formatos.

Áudio
Os arquivos de áudio também são bastante portáveis, ou seja, não dependem do sistema para serem abertos/tocados e há uma infinidade deles(formatos): MP3, OGG, MP2, WAV, CDA.
Os aparelhos de som antigamente não tocavam MP3. Isso ocorre porque o MP3 é um formato de aúdio bem mais complexo que o WAV ou o CDA(que é usado nos CDs de música). Isso permite que cada minuto de música em MP3 tenha cerca de 1MB com qualidade de 128bits (se a qualidade for menor que 128bits o arquivo pode apresentar distorções e não importa o que signifique isso, se você for criar MP3, crie com alta qualidade ou acima de 128 bits, caso o programa permita a você configurar isso =D). O minuto de música em WAV por exemplo de cerca de 10MB, é 10 vezes maior que o MP3. Com a popularização da tecnologia, o barateamento dos chips, colocar um decodificador de MP3 num aparelho ficou bem mais barato.

Vídeo

Os formatos de vídeo mais comuns são o MPG, AVI, RMVB. Com o Youtube o formato FLV também se tornou bastante comum. Assim como os arquivos de imagem e áudio, os arquivos de vídeo variam em tamanho a depender do formato utilizado. Como vídeos concentram grande quantidade de dados, uma saída para diminuir o tamanho dos arquivos é processá-los em resolução menor, ou seja, o tamanho da tela que o vídeo apresenta por padrão, menor. Isso influencia em como o vídeo poderá ser exibido, pois um vídeo em baixa resolução fica muito distorcido se for exibido em tela cheia, por exemplo. =D
Um formato novo chamado de 4K está sendo produzido, porém, como o arquivo de vídeo nesse formato vai ficar muuuuito grande por causa da qualidade que ele terá, seu uso será focado para os cinemas.

Executáveis

Esse é um tipo bem particular de arquivo. Chama-se executável um arquivo que contém um programa. Cada sistema operacional tem, em sua estrutura, uma série de recursos que os programas utilizam para desenhar o programa na tela, para ler e gravar arquivos, para acessar a rede, etc. Como cada sistema possui seus próprios recursos, um programa compilado, ou seja, o executável gerado para um determinado sistema não irá funcionar em outro sistema. É por isso que nós apoiamos a questão da portabilidade, pois assim você pode escolher o sistema que quiser e utilizar seu programa, pois programas portáveis executam em vários sistemas, ou possuem executáveis para vários sistemas.
Arquivos executáveis possuem código binário, informação que tem uma única serventia: dizer ao processador e ao sistema operacional o que eles devem fazer. O sistema operacional controla a execução dos programas, mas são os programas que dizem o que deve ser feito. Assim, se um programa pedir para acessar ao que não deve no computador, o sistema o proíbe (quer dizer, alguns sistemas operacionais não conseguem proibir....). =D

Pois bem, agora você já sabe que tudo que o computador armazena ele armazena em arquivos. Que todos os arquivos têm um formato (até mesmo os arquivos que são texto puro têm um formato, e o nome dele é... texto puro.... =D) e que é preciso abrir estes arquivos com um programa capaz de trabalhar com este formato. Caso contrário o arquivo não será reconhecido. Falamos apenas de vídeo, áudio e imagens, mas o que dissemos pode ser aplicado a qualquer tipo de arquivo.

Esperamos que sua compreensão sobre o que são arquivos esteja mais clara agora. Sempre que alguma coisa é armazenada em qualquer sistema, ela é armazenada em arquivos. Até os bancos de dados são, no fundo, arquivos... =D

Jesus esteja contigo, bom feriado e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário